Criadores

Chihuahua

chihuahuagd

Resumo Histórico

Resumo Histórico

BREVE RESUMO HISTÓRICO: O Chihuahua é considerado o menor cão de raça do mundo e seu nome vem da maior província da República Mexicana (Chihuahua). Alguns dizem que este cão viveu de forma selvagem, na época da civilização “Tolteca”, onde foi capturado e domesticado por seus habitantes. Ilustrações de um cão miniatura (toy), chamado “Techichi”, que vivia em Tula, foram usadas como decoração em suas arquiteturas. Estas pequenas estatuetas são muito similares aos Chihuahuas de hoje.

Aparência Geral

Aparência Geral

APARÊNCIA GERAL: Tem a forma de um cão compacto. É de grande importância, o fato de seu crânio ter a forma de uma maçã e que sua cauda é moderadamente longa, muito alta, curvada ou formando um semicírculo com a ponta direcionada para a regiãoPROPORÇÕES IMPORTANTES: Comprimento do corpo é ligeiramente mais longo do que a altura na cernelha. Deseja-se, porém, um corpo quase quadrado, especialmente nos machos. Nas fêmeas, por causa da gravidez, um corpo ligeiramente mais longo é permitido.
lombar.

 

Comportamento

Comportamento

COMPORTAMENTO / TEMPERAMENTO: Rápido, alerta, cheio de vida e muito corajoso.

Região Craniana

Região Craniana

REGIÃO CRANIANA Crânio: Bem arredondado, em forma de maçã (uma característica da raça).
Stop: Muito marcado, profundo e largo, já que a testa é alta em relação ao focinho.

Região Facial

Região Facial

REGIÃO FACIAL Trufa: Moderadamente curta e apontando ligeiramente para cima; qualquer cor é permitida.
Focinho: Curto; visto de perfil, mantém uma linha reta, sendo mais largo em sua inserção e afinando para a ponta.
Lábios: Secos e aderentes.
Bochechas: Pouco desenvolvidas, muito secas.
Maxilares / Dentes: Mordedura em tesoura ou em torquês (em forma de pinça). Prognatismo superior ou inferior, assim como qualquer anomalia na posição maxilar ou mandibular deve ser severamente penalizada.
Olhos: Grandes e redondos, muito expressivos, nunca proeminentes e completamente escuros. Olhos claros são permitidos, mas não desejados.
Orelhas: Grandes, eretas, sem dobras e bastante abertas; largas na inserção, afinando gradualmente em direção às suas pontas ligeiramente arredondadas. Em repouso, inclinadas lateralmente formando um ângulo de 45º.

Pescoço

Pescoço

PESCOÇO Perfil superior: Ligeiramente arqueado.
Comprimento: Médio.
Forma: Mais grosso nos machos que nas fêmeas.
Pele: Sem barbelas. Na variedade de pelo longo, a presença de uma juba de pelos mais longos é altamente desejada.

Tronco

Tronco

TRONCO: Compacto e bem construído. Linha superior: Reta.
Cernelha: Pouco marcada.
Dorso: Curto e firme.
Lombo: Fortemente musculoso.
Garupa: Larga e forte; quase plana ou ligeiramente inclinada.
Peito: Caixa torácica larga e profunda, costelas bem arqueadas. Visto de frente, amplo, mas sem exagero; visto de perfil, alcançando os cotovelos. Nunca em forma de barril.
Linha inferior: Formada por uma retração ventral, a qual deve ser bem delineada. O ventre frouxo é permitido, mas não desejado.

Cauda

Cauda

CAUDA: Moderadamente comprida, inserida alta, larga na raiz, afinando gradualmente para a ponta; é plana em sua aparência. O porte da cauda é uma característica importante da raça; em movimento, ela é portada alta, em curva ou em semicírculo, com a ponta direcionada para o lombo, dando equilíbrio ao corpo; nunca portada entre as pernas ou encaracolada abaixo da linha do dorso. O pelo da cauda deve estar em harmonia com o do corpo, de acordo com a variedade. Na variedade de pelo longo, a pelagem forma uma pluma; em repouso, a cauda é pendente e forma um ligeiro gancho.

Membros Anteriores

Membros Anteriores

ANTERIORES Aparência geral: Vistos de frente, aparecem em uma linha reta com os cotovelos; vistos de perfil, são bem aprumados.
Ombros: Secos, moderadamente musculosos.
Braços: Com uma boa angulação na articulação escápulo-umeral.
Cotovelos: Firmes e aderentes ao corpo, permitindo liberdade de movimentos.
Antebraços: Fortes e de bom comprimento.
Metacarpos: Ligeiramente oblíquos, fortes e flexíveis.
Patas: Muito pequenas e ovais, com dedos bem separados, mas não abertas (nem pés de lebre, nem pés de gato); as unhas são particularmente curvas e moderadamente longas. Almofadas bem desenvolvidas e muito elásticas. Os ergôs são indesejáveis.

Membros Posteriores

Membros Posteriores

POSTERIORES Aparência geral: Bem musculosos com ossos longos, bem aprumados e paralelos entre si com boa angulação entre as articulações coxofemorais, de joelhos e de jarretes, em harmonia com as angulações dos anteriores.
Metatarsos: Jarretes curtos, com tendões bem desenvolvidos. Vistos por trás, estão separados, retos e verticais.
Patas: Muito pequenas e ovais, com dedos bem separados, mas não abertas (nem pés de lebre, nem pés de gato); as unhas são particularmente curvas e moderadamente longas. Almofadas bem desenvolvidas e muito elásticas. Os ergôs são indesejáveis

Movimentação

Movimentação

MOVIMENTAÇÃO: Apresenta um passo longo e flexível, firme e ativo, com bom alcance e propulsão. Vistos por trás, os posteriores devem manter-se quase paralelos entre si, colocando as patas dos membros posteriores nas pegadas dos anteriores. Com o aumento da velocidade, os membros tendem a convergir em direção a uma linha central de gravidade. Mostram grande elasticidade e liberdade, sem nenhum esforço, com a cabeça sempre erguida e o dorso firme.

Pelagem

Pelagem

PELE: Lisa e elástica sobre toda a superfície corporal.
PELAGEM Pelos: Existem duas variedades de pelos nesta raça:
• Pelo Curto: Curto e bem assentado sobre todo o corpo; ligeiramente mais longo quando apresenta subpelo; pelos escassos na garganta e no abdômen são permitidos; ligeiramente mais longos no pescoço e na cauda, curtos na cabeça e nas orelhas. A pelagem é brilhante e sua textura é macia. Não são aceitos os exemplares sem pelo.
• Pelo Longo: O pelo deve ser fino e sedoso, liso ou ligeiramente ondulado. O subpelo não deve ser muito denso. A pelagem é mais longa, formando franjas nas orelhas, pescoço, parte traseira dos membros anteriores e posteriores, nas patas e na cauda. Não são aceitos os exemplares com pelo longo e ondulado.

Cor

Cor

COR: Todas as cores, em todas as suas tonalidades e combinações são aceitas, exceto o merle.

Tamanho

Tamanho

TAMANHO / PESO: A altura não deve ser levada em consideração nesta raça, somente o peso.
Peso: Ideal: Entre 1,5 e 3 kg. São tolerados os cães entre 500g e 1,5kg. Serão desqualificados os exemplares com menos de 500g e acima de 3 kg .

Faltas

Faltas

FALTAS: Qualquer desvio dos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos na saúde e bem estar do cão.
• Ausência de dentes. • Dentes duplos (persistência de dentes temporários). • Maxilares deformados. • Orelhas pontudas. • Pescoço curto. • Corpo longo. • Dorso selado ou carpeado (lordose ou xifose). • Garupa caída. • Peito estreito, costelas achatadas. • Cauda: Inserção incorreta, curta ou torcida. • Membros curtos. • Cotovelos para fora. • Posteriores juntos.
FALTAS GRAVES • Crânio estreito. • Olhos pequenos, inseridos profundos ou protuberantes. • Focinho longo. • Prognatismo superior ou inferior. • Luxação de patelas.

Faltas Desqualificantes

Faltas Desqualificantes

FALTAS DESQUALIFICANTES • Agressividade ou timidez excessiva. • Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado. • Cães tipo veado (cães com estrutura atípica ou extremamente estilizada: cabeça refinada, pescoço longo, corpo frágil e membros longos). • Cães com moleira aberta. • Orelhas caídas ou curtas. • Maxilares deformados. • Cães com corpo extremamente longo. • Ausência de cauda. • Na variedade de pelo longo: Cães com pelo muito longo, fino e ondulado. • Na variedade de pelo curto: Ausência de pelo (alopecia). • Exemplares de cor merle. • Peso menor que 500g ou maior que 3kg.

Nota

Nota

NOTAS: • Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal. • Somente os cães clinicamente e funcionalmente saudáveis e com conformação típica da raça deveriam ser usados para a reprodução.

WOOKIE


PROPRIETÁRIO: HELOISA HELENA DUTRA DE CARVALHO
FONES: (51) 3279-1974 ou (51) 9918-12010
SITE: http://www.facebookcanilwookie.com.br
EMAIL: canilwookie@hotmail.com

PICHULIN


PROPRIETÁRIO: BENHUR BITTENCOURT RODRIGUES
PROPRIETÁRIO 2: ROSEMARE DO PRADO MONTANO
FONES: (51) 9821-01460 ou (51) 9811-73602
EMAIL: canilpichulin@gmail.com

VALE DO QUERUBIM


PROPRIETÁRIO: ODAIR J. FROHLICH
FONES: (51) 9791-4998
WHATSAPP: (51) 9791-4998
EMAIL: odairfro@hotmail.com

PEQUENO LOBO


PROPRIETÁRIO: LUCAS DOS SANTOS MONTEIRO
FONES: (51) 3033-1410 ou (51) 9642-3691

PAIXãO DE CãO


PROPRIETÁRIO: CLAUDIA REGINA PAIXãO
FONES: (51) 3651-4970 ou (51) 9930-38513 ou (51) 9921-45030
SITE: http://www.canilpaixaodecao.com
EMAIL: claudia@canilapaixaodecao.com

BEST OF FORTALEZA


PROPRIETÁRIO: TITO JOSé FLORES JUNIOR
PROPRIETÁRIO 2: TITO JOSé FLORES
FONES: (51) 3265-1372 ou (51) 9987-75181
WHATSAPP: (51) 9827-45697
EMAIL: canilfortaleza@terra.com.br

NALANDA


PROPRIETÁRIO: TATIANA TEIXEIRA DA ROSA
FONES: (51) 9696-4256
WHATSAPP: (51) 9696-4256
EMAIL: canilnalanda@hotmail.com.br

WENZEN'S LILLA HUND


PROPRIETÁRIO: DOMINIQUE DE PAULA WENZEN
FONES: (51) 9937-75060
EMAIL: dominiquewenzen@gmail.com

MALLMAN'S HUND


PROPRIETÁRIO: KATIA MALLMANN
FONES: (51) 3049-0974 ou (51) 9733-7974
WHATSAPP: (51) 9733-7974
SITE: http://www.mallmannshund.com.br
EMAIL: canilmallmannshund@outlook.com

QUINTA DA BARONEZA


PROPRIETÁRIO: IANGLIO MARCIO T DUARTE JACOME
FONES: (55) 3742-2620 ou (55) 9995-20877
EMAIL: ianglio@uol.com.br

CESAR HILL'S


PROPRIETÁRIO: JOãO LUIZ CESARINO
PROPRIETÁRIO 2: CLáUDIA DE Sá BARCELOS CESARINO
FONES: (51) 8570-1728 ou (51) 8570-1728
WHATSAPP: (51) 8570-1728
SITE: http://cesarhill.com.br
EMAIL: csbarcelos@globo.com

BLACK APPLE


PROPRIETÁRIO: FRANCIELE RAMIRES ROCHA
FONES: (54) 3111-1691 ou (54) 9704-6375
SITE: http://canilblackapple.blogspot.com.br
EMAIL: blackapplechihuahuas@gmailcom

LOCATELI


PROPRIETÁRIO: ROSANGELA LOCATELI
FONES: (51) 3322-4013 ou (51) 8414-6485
EMAIL: rosangela.locateli@yahoo.com.br

MON PETIT CHI´S


PROPRIETÁRIO: ALICE CHASSOT GREIS
FONES: (51) 9982-99778
EMAIL: alichassot@hotmail.com

VOLZ


PROPRIETÁRIO: CARMEN REGINA DA SILVA VOLZ
FONES: (51) 3261-7253 ou (51) 9980-75669
EMAIL: carmenvolz@hotmail.com

BOA QUERêNCIA


PROPRIETÁRIO: CLAUDIO BRAUNER REGULY
FONES: (53) 3251-1903 ou (53) 9136-8817
SITE: http://www.boaquerencia.com.br
EMAIL: c.reguly@terra.com.br

FIO DE OURO


PROPRIETÁRIO: CRISTIANE GARCIA BATISTA
FONES: (51) 9752-6503 ou (51) 8581-1392
EMAIL: crispugs@yahoo.com.br

ROCK SILK


PROPRIETÁRIO: MARIANA MARTINS DE SOUZA MARTINS
FONES: (51) 9814-48545
EMAIL: marimartins31@gmail.com

ARDALLA DE CANOVA´S


PROPRIETÁRIO: SANDRA REGINA DE SOUZA BARCELOS
FONES: (51) 4776-8121 ou (51) 9995-13797

CANDY DOG


PROPRIETÁRIO: CLAIR DA FONSECA
FONES: (51) 3266-1181 ou (51) 8419-6426
WHATSAPP: (51) 8419-6426
EMAIL: canilcandydog2010@hotmail.com

POM MEIER'S


PROPRIETÁRIO: JANAINA ALINE STAGGEMEIER
FONES: (51) 3091-1055 ou (51) 8124-1686
WHATSAPP: (51) 8124-1686
EMAIL: jana.as@hotmail.com

TIBIQUARY


PROPRIETÁRIO: PEDRO ARMANDO RAMOS LANG
FONES: (51) 3266-5045 ou (51) 9996-84905
WHATSAPP: (51) 9996-84905
SITE: http://www.akitabr.com.br
EMAIL: lang@cpovo.net

JOIAS DO SUL


PROPRIETÁRIO: JULIANA FAGUNDES DOS SANTOS
FONES: (55) 3324-2085 ou (55) 9845-90031
WHATSAPP: (55) 9845-90031
EMAIL: julianaf.dossantos@hotmail.es

CÃES DA MODA


PROPRIETÁRIO: CLAUDIA LENZ ROSA
FONES: (51) 3104-7553 ou (51) 9989-9166 ou (51) 9987-4729
SITE: http://www.canilcaesdamoda.com.br
EMAIL: carlalenzros@hotmail.com.br

EM ANDAMENTO (SOLANGE PEREIRA)


PROPRIETÁRIO: SOLANGE PEREIRA
FONES: (51) 3041-5460 ou (51) 9982-87740
EMAIL: SOLSOL855@MSN.COM

MABS LINE


PROPRIETÁRIO: CIBELE MACHADO SILVEIRA
FONES: (55) 3244-3861 ou (55) 9810-72706
EMAIL: cibe.machado@gmail.com

EM ANDAMENTO ( DOUGLAS RIBEIRO)


PROPRIETÁRIO: DOUGLAS RIBEIRO
FONES: (51) 3059-4600 ou (51) 9843-17459
EMAIL: DOUGLASSTUDIOS21@GMAIL.COM