Criadores

Borboel

boerboelgd

Resumo Histórico

Resumo Histórico

Aparência Geral

Aparência Geral

Deve ser grande, sólido, forte e bem musculoso. Deve ser um cão impressionante, bem balanceado sem nenhum sinal óbvio de outra raça.

Comportamento

Comportamento

Deve ter um bom temperamento com agressividade controlada. Tem que ser inteligente, de natureza firme e equilibrada e ser fiel ao seu dono até a morte. Deve possuir as características de um bom cão de guarda, ser afetuoso com seu dono e especialmente com as crianças. Deve possuir uma enorme auto-confiança.

Região Craniana

Região Craniana

Cabeça: Grande e forte. Curta, larga e profunda; simétrica e balanceada. Plana entre as orelhas; o comprimento ideal da cana nasal para os machos é de 10 cm e para as fêmeas, 8 cm. A cana nasal deve ser reta e sem elevações. Stop: Não muito proeminente.

Região Facial

Região Facial

Trufa: Narinas grandes e largamente espaçadas. Lábios: Devem ser bem pigmentados, não muito carnudos, devendo cobrir os dentes. Maxilares / Dentes: Maxilares fortes, retos, largos e bem ajustados. O ideal é uma mordedura em tesoura. Olhos: Bem formados, com pálpebras bem pigmentadas, nenhuma protuberância. Arcadas superciliares não proeminentes. Orelhas: De tamanho médio, em forma de “V” e proporcionais à cabeça. Caídas naturalmente próximas à cabeça e posicionadas bastante altas.

Pescoço

Pescoço

Forte e musculoso. Barbelas soltas e que se ajustam entre os membros anteriores, formando uma unidade bem balanceada entre a cabeça e o corpo.

Tronco

Tronco

Seu comprimento deve estar relacionado ao tamanho do cão. Dorso: Forte, com uma linha superior relativamente reta. Peito: Deve ser forte, bem musculoso, largo e profundo em relação ao cão e seu corpo, com ampla capacidade torácica. Lombo: Bastante curto e bem musculoso.

Cauda

Cauda

De preferência cortada (caudas naturais são permitidas). Forma uma unidade com o cão e inserida bastante alta, sem deformidades.

Membros Anteriores

Membros Anteriores

Pernas: Retas, fortes e posicionadas abaixo do corpo com uma ligeira angulação, porém firmes. Ombros: Fortes, musculosos e flexíveis. Cotovelos: Corretamente direcionadas para a frente, permitindo ao cão uma confortável movimentação.

Membros Posteriores

Membros Posteriores

Pernas: Fortes, musculosas e bem construídas, com uma ligeira angulação, porém firmes. Jarretes: Corretamente angulados sob o corpo quando em movimento. PATAS: Bem almofadadas, notoriamente mais largas na frente; Devem estar corretamente direcionadas para a frente.

Jarretes: Corretamente angulados sob o corpo quando em movimento.

Movimentação

Movimentação

Poderosa, em virtude da boa propulsão dos posteriores.

Pelagem

Pelagem

Pelo: Curto e macio.

Cor

Cor

Qualquer cor é aceita, contanto que uma forte pigmentação esteja presente.

Tamanho

Tamanho

Altura na cernelha: Machos: 60 – 70 cm. Fêmeas: 55 – 65 cm. Peso: Machos: 60 – 75 kg. Fêmeas: 50 – 65 kg

Faltas

Faltas

FALTAS: qualquer desvio nos termos deste padrão deve ser considerado como falta e penalizado na exata proporção de sua gravidade e seus efeitos sobre a saúde e o bem estar do cão.

Faltas Desqualificantes

Faltas Desqualificantes

Nota

Nota

NOTAS: • Os machos devem apresentar os dois testículos, de aparência normal, bem descidos e acomodados na bolsa escrotal. • Todo cão que apresentar qualquer sinal de anomalia física ou de comportamento deve ser desqualificado.